sábado, 9 de junho de 2012

Um ano sem Abdias Nascimento (1914-2011)

ABDIAS NASCIMENTO:  ator, diretor, dramaturgo, artista plástico, poeta e  grande militante das lutas do movimento negro no Brasil
Documentário TV Câmara :
chttp://www.youtube.com/watch?v=tEf_02cQefc

Autobiografia: poema de Abdias Nascimento
EITO que ressoa no meu sangue
sangue do meu bisavô pinga de tua foice
foice da tua violação
ainda corta o grito de minha avó
LEITO de sangue negro
emudecido no espanto
clamor de tragédia não esquecida
crime não punido nem perdoado
queimam minhas entranhas
PEITO pesado ao peso da madrugada de chumbo
orvalho de fel amargo
orvalhando os passos de minha mãe
na oferta compulsória do seu peito
PLEITO perdido
nos desvãos de um mundo estrangeiro
libra... escudo... dólar... mil-réis
Franca adormecida às serenatas de meu pai
sob cujo céu minha esperança teceu
minha adolescência feneceu
e minha revolta cresceu
CONCEITO amadurecido e assumido
emancipado coração ao vento
não é o mesmo crescer lento
que ascende das raízes
ao fruto violento
PRECONCEITO esmagado no feito
destruído no conceito
eito ardente desfeito
ao leite do amor perfeito
sem pleito
eleito ao peito
da teimosa esperança
em que me deito
por Abdias do Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário