sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Patrimônio cultural negro em Leopoldina -MG


Festa de São Jorge/ Ogun - Terreiro de Umbanda em Leopoldina - MG
O Núcleo de Pesquisa e Estudos Afro brasileiros (NEAB), do Cefet MG, Campus III Leopoldina foi contemplado no Edital 07/2012, da Fapemig, em apoio a projetos de extensão em interface com a pesquisa. O projeto aprovado pretende contribuir para a valorização e preservação do patrimônio histórico e cultural da população afrodescendente.

Para isso quer ouvir pessoas ligadas às práticas religiosas  afro brasileiras e também os participantes do Clube Social dos Cutubas que desde 1925 tem sido um espaço de diversão, cultura e resistência para os negros de Leopoldina A umbanda e o Clube Social são vistos como formas de resistência que desafiam a tradição escravista que assombra desde o passado das grandes fazendas de café.
 
Veteranos do Clube dos Cutubas - Foto: Luciano Baía Meneghite - leopoldinense.com.br
Manter apoio a ações afirmativas em conjunto com os grupos comunitários com os quais trabalham é a ideia do NEAB, segundo a responsável pelo projeto aprovado, a Profa Margareth Franklim, para quem essas atividades extensionistas já estão em curso, devendo ser fortalecidas com os recursos obtidos. Informa ainda que o trabalho usará depoimentos orais como fonte para coletar as muitas histórias de vida que fazem parte da historia coletiva e social do município.
Esse material será editado e publicado em um volume com fotografias  para ser usado pelos alunos do Cefet em diversas disciplinas, além de ser encaminhado para as escolas, associações,  terreiros, bibliotecas e outros locais públicos do município. A pesquisa documental, entrevistas, transcrição, digitalização e edição do material produzido será feita por uma equipe de alunos e professores do Cefet- Leopoldina.